As etiquetas são indicadas para produtos direcionados a codificação, identificação, precificação, rotulagem e pesagem. Brancas ou coloridas, com ou sem imagens pré-impressas, são usualmente utilizadas para impressão de códigos de barras em impressoras de termo-transferência
Alimentos e Bebidas
Iniciam seus controles pela produção, passando pela armazenagem, controle de data de validade, terminando pela expedição. Utilizam etiquetas para os produtos e para as caixas de embarque, nesta caso empregando códigos de barras com o padrão DUN14 ou EAN128.
Comércio e Varejo – Identificação de Produtos
Utilizadas em Drogarias, Papelarias, Padarias, Joalherias, Lojas de Roupas, Departamentos, Armarinhos, Materiais de Construção, Eletrônicos, CDs e Fitas, Livrarias, Bancas de Jornais, Utensílios Domésticos.Estes são alguns dos inúmeros tipos de estabelecimentos
Comércio e Varejo – Gôndolas
Devendo ser funcionais e atraentes, as gôndolas devem ser sobretudo um chamariz para os produtos expostos. Preços e código de barras precisam ser de fácil visualização.Essas etiquetas apresentam cores chamativas como vermelho, amarelo, laranja ou verde.
Indústria Farmacêutica
Visando a rastreabilidade das matérias-primas e dos produtos acabados, a indústria farmacêutica trabalha com etiquetas que controlam informações primordiais como lote e data de fabricação, fornecedor, data de validade e cliente final sendo que as embalagens para comercialização já possuem sua codificação impressa.
Química e Petroquímica
Tambores e bombonas devem receber uma identificação específica, exigida por lei, sendo neste caso utilizadas etiquetas de grandes dimensões para facilidade de leitura e controle. Muitos produtos químicos são armazenados em sacos plásticos, de papelão ou ráfia.
Têxtil
O uso de etiquetas com adesivo ou no formato cartão Tag é fundamental para que a produção/estoque seja controlada e para a comercialização dos produtos finais. Mesmo as pequenas confecções necessitam identificar seus produtos com código de barras. A etiqueta é a solução para a diminuição de custo.
Automobilístca
Controle de entrada de matéria-prima, armazenagem, apontamento de produção, separação e expedição são processos que não teriam dinamismo sem as etiquetas identificadas com código de barras. Processos como inventários e rastreabilidade de partes.
Telecomunicações
O uso de etiquetas de identificação de telefones celulares e telefones públicos é imprescindível para controle de produção e rastreabilidade em campo. Permite o controle apurado das partes/peças em garantia.
Informática
Todos os tipos de micro computadores, impressoras, monitores de vídeo e scanners utilizam a identificação por meio de etiquetas em todos os níveis, sendo que, indo do processo fabril até a respectiva comercialização.
Cerâmicas
Normalmente são utilizadas etiquetas em papel couchê, já que sua utilidade principal seria a identificação do produto para o varejo. Outras finalidades, como o controle de estoque, separação e inventário, também são exploradas.
Cosméticos
As etiquetas são muito usadas no controle da produção e de estoque isso porque normalmente as pequenas e médias indústrias do setor utilizam embalagens-padrão e etiquetas para diferenciação e redução de custos.
Logística
Recebimento, armazenagem, separação, conferência, faturamento, identificação de embalagens, expedição e inventário, estes são alguns dos processos que certamente definem a agilidade de um operador logístico.
Materiais de Construção
Tubos e conexões, ferramentas, parafusos, pisos, fios etc. dependem da identificação pelo código de barras para serem comercializados no varejo -e para trabalhar no fracionado as etiquetas auto-adesivas funcionam como a melhor solução.