A qualidade gráfica dos adesivos da Xavi Color ressalta a apresentação da embalagem no ponto-de-venda e contribui para o sucesso comercial de produtos. Os rótulos podem ser:

• Em diversos formatos e tamanhos;
• Com até 10 cores de impressão;
• Adesivos permanente, semi-permanente e removível;
• Com efeito holográfico; • Texturas diferenciadas;
• Acabamento com verniz de efeito fosco ou brilhante;
• Impressão blindada em substratos de papel ou plásticos.

Auto-adesivo do óleo Purilev, desenvolvido pela Xavi Color, trouxe uma grande vantagem para o consumidor. Com as laterais do produto à mostra, é possível enxergar melhor a pureza e transparência do óleo. Outro importante benefício é a qualidade de impressão que o rótulo adesivo proporciona. Nesse layout, as sombras e os detalhes em degradé conferem ao rótulo uma apresentação moderna. A peça também levou um tratamento especial que protege o rótulo da oleosidade do produto.

O desenvolvimento do adesivo do adoçante Zero Cal foi bastante complexo. A criação de arte utilizou um cromo com detalhes muito difíceis de serem impressos, cuja preparação gráfica exigiu know-how e alta tecnologia. As informações adicionais do produto foram impressas no verso do rótulo, parte que também recebeu o adesivo.

Para o tomato ketchup Heinz, a Xavi Color desenvolveu três peças adesivas: o rótulo, o contra-rótulo e o gargalo.

Para marcar o lançamento da cachaça Velho Barreiro Ouro Edição Especial, o Grupo Tatuzinho, fabricante nacional de bebidas destiladas, escolheu um design muito arrojado. A embalagem é toda dourada e o rótulo, fornecido pela Xavi Color, também ganhou um aspecto metalizado. O tom dourado da garrafa vaza nas áreas transparentes do rótulo, dando a impressão de que ele é metalizado.

 

A Indústria de Laticínios Vale do Carangola (MG) lançou uma versão menor do requeijão cremoso Marília. Agora, além da embalagem com 250 gramas, a empresa comercializa potes de 140 gramas, tanto na versão light quanto na tradicional. O produto vem acondicionado num copo plástico rígido e utiliza rótulo fornecido pela Xavi Color. Devido à boa qualidade de impressão, o uso dos rótulos auto-adesivos proporcionou uma apresentação melhor, dando mais nitidez e realismo às imagens que compõem o layout.

Os alimentos industrializados são identificados pelo rótulo presente em sua embalagem

O rótulo é responsável por trazer dados importantes do produto ao consumidor como nome, peso, características e data de validade.No entanto, nem sempre as informações presentes são de fácil compreensão.É comum surgirem algumas dúvidas como: qual é a diferença entre rótulo e embalagem? Quais as informações que devem estar presentes? Qual é a importância de tanta informação no rótulo?

Para você entender melhor sobre o assunto e saber tirar proveito das informações contidas no rótulo, leia, a seguir, o roteiro explicativo que o Cyber Diet preparou especialmente para você.O que é rótulo?Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.

O que é embalagem? De acordo com a ANVISA, embalagem é o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos. Alguns tipos de embalagens são: vidro, plástico, papelão.

Quais são as informações que devem estar presentes obrigatoriamente no rótulo?- Denominação de venda do alimento: é o nome específico que indica a origem e as características do alimento.

Por exemplo: óleo de soja, gordura vegetal hidrogenada, cereal matinal à base de trigo, leite UHT desnatado, biscoito recheado sabor morango.- Lista de ingredientes:com exceção de alimentos com um único ingrediente (por exemplo:açúcar, farinha de trigo, vinho), os demais devem ter a descrição de todos os ingredientes no rótulo, por ordem decrescente da proporção. Os aditivos alimentares também devem fazer parte da lista sendo relatados por último.- Peso líquido: no rótulo deve constar a quantidade de alimento presente na embalagem, sendo expressa normalmente em mililitro (ml), litro (l), grama (g), quilo (Kg) ou por unidade.- Identificação da origem: devem ser indicados o nome e o endereço do fabricante. Atualmente, a maioria das indústrias oferece aos clientes, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), disponibilizando também no rótulo, o telefone e o e-mail para facilitar o contato em caso de dúvidas, críticas ou sugestões.- Identificação do lote: todo rótulo deve ter impresso uma indicação em código que permita identificar o lote a que pertence o alimento.- Prazo de validade: deve estar presente de forma visível e clara. No caso de alimentos que exijam condições especiais para sua conservação, deve ser indicado o melhor local de armazenamento (freezer, congelador, geladeira) e o vencimento correspondente.

0 mesmo se aplica a alimentos que podem se alterar depois de abertas suas embalagens. O consumidor deve estar sempre atento à data de validade, ao adquirir um alimento. Todo produto vencido deve ser desprezado pois, além de perder a garantia de qualidade pelo fabricante, pode trazer riscos à saúde.- Instruções sobre o preparo e uso do alimento: quando necessário, o rótulo deve conter as instruções necessárias sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição e o descongelamento. – Informações nutricionais: de acordo com a Resolução nº 40, de 21/03/01, todos os alimentos e bebidas produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para oferta ao consumidor devem ter as informações nutricionais presentes no rótulo. Excluem-se deste Regulamento, as águas minerais e as bebidas alcoólicas As empresas têm 180 dias, a partir da data da Resolução, para se adequarem. O modelo de rotulagem nutricional, proposto pela ANVISA, encontra-se a seguir. Obrigatoriamente a informação nutricional deve estar por porção (fatia, copo, unidade) e os nutrientes devem estar dispostos na ordem abaixo.

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